top of page
Buscar

Sistemas de rodagem: Pneus

  • Foto do escritor: Bruno  Ferreto Fiorillo
    Bruno Ferreto Fiorillo
  • 31 de out. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 17 de nov. de 2022

Quais os principais tipos de pneus e como escolher o mais adequado para sua motocicleta?


ree

Diagonais V.S. Radiais


Existem basicamente dois tipos de pneus:


Pneu diagonal (convencional)

O pneu é composto por duas ou mais lonas (fios de poliéster intercalados por camadas de borracha; Figura 1) sobrepostas (o número depende da carga suportada e código de velocidade) (Escola do Mecânico, 2022). Neste caso, o ângulo de sobreposição das lonas, é de 45º, visando suprir um uso dinâmico (Zimmerman, 2016; Escola do Mecânico, 2022). Estes pneus são mais adequados para motocicletas que veiculam em velocidade baixa/moderada (Michelin, 2022). Também podem ser considerados vantajosos em motos pesadas (devido aos flancos mais rígidos; Michelin, 2022).


ree
Figura 1. Estrutura geral de pneus diagonais. Adaptado de Zimmerman (2016).

Pneu radial

Diferente do pneu diagonal ou convencional, este apresenta camadas sobrepostas perpendicularmente (90º) em relação aos talões (Zimmerman, 2016; Escola do Mecânico, 2022; Figura 1). Esta conformação faz com que este tipo de pneu seja mais adequado a velocidades mais altas e cargas mais leves do que os pneus diagonais (Michelin, 2022), uma vez que seus flancos são mais flexíveis e permitem maior absorção do impacto proporcionado por imperfeições da superfície, particularmente durante a execução de curvas em rodovias.


Especificações dos pneus


Largura X Altura X Diâmetro

Todo pneu apresenta especificações de tamanho padronizadas de acordo com a largura da faixa de rodagem (largura) e altura, dada pela somatória da medida dos flancos (Figura 2). Essas medidas são fornecidas em milímetros (mm), enquanto o diâmetro do pneu é fornecido em polegadas (25,4 mm). Essas especificações são fornecidas da seguinte forma 90/90 17. Tais informações significariam que o pneu apresenta 90 mm de largura em sua faixa de rodagem, 45 mm de altura em cada flanco (que somados resultariam em 90 mm) e 17 polegadas (~ 431 mm) de diâmetro.

ree
Figura 2. Especificações do pneu. A: altura, L: largura, D: diâmetro.

Índices de carga e velocidade

O índice de carga é numérico, partindo de 20 (80 Kg) até 120 (1.400 Kg). Este refere-se à quantidade máxima de peso (massa) que um pneu suporta. Já o índice de velocidade é alfabético/alfanumérico, partindo de A1 (5 Km/h) até Y (300 Km/h). Tabelas contendo as respectivas correspondências de cada índice podem ser facilmente encontradas em diversas fontes.


Com câmara ou sem câmara?

As siglas TL (tubeless) e TT (tubetype) referem-se ao tipo de montagem, onde a primeira é utilizada para pneus sem câmara e a segunda para pneus com câmara (Escola do Mecânico, 2022). Os pneus sem câmara (TL) são considerados vantajosos, uma vez que quando objetos cortantes ou pontiagudos penetram o pneu com câmara (TT) a pressão dissipa instantaneamente e o pneu murcha. Já pneus TL apresentam um vedante especial que impede a perda instantânea de pressão e assim retêm o ar durante mais tempo antes que este murche totalmente (Zimmerman, 2016).


TWI

A sigla TWI significa Tread Wear Indicator ou Indicador de desgaste de rodagem. Trata-se de uma superfície levemente elevada e posicionada entre as ranhuras do pneu. Quando o TWI se equipara à superfície do pneu isto significa que o pneu já alcançou o limite de desgaste da banda de rodagem e precisará ser trocado.


O exemplo da Hayabusa 1300 cc


Carlos tem uma moto esportiva de 1300 cc, Hayabusa. Ele precisa trocar o pneu traseiro, mas não sabe qual índice de velocidade e peso usar.


Segundo a Terceira Lei de Newton, "toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade e sentido oposto". Sendo assim quando as forças do peso (massa * gravidade) da própria motocicleta e do peso do piloto (e do garupa, se houver) são aplicadas sobre o centro do eixo, a somatória dessas forças é repelida por suas rodas. No entanto, como a motocicleta apoia-se sobre duas rodas, esta força total deve ser dividida em duas e, portanto, apenas metade da carga total recai sobre cada uma delas (Figura 3). Se a carga máxima suportada por um dado pneu é de até 345 kg (índice de carga 71) isso significa que a carga total suportada pelos dois pneus será de 690 kg.

ree
Figura 3. Exemplo de forças exercidas sobre rodas (e logo, também sobre os pneus).

Sendo a Hayabusa 1300 cc uma motocicleta de alta cilindrada e com grande potencial em termos de velocidade (máxima de 299 km/h; Suzuki, 2022) é aconselhável utilizar um pneu de estrutura radial para velocidades entre 150 (P) e 300 km/h (Y), dependendo da velocidade média em que Carlos costuma trafegar. Além disso, trata-se de uma motocicleta de grande porte (264 kg; Suzuki, 2022), o que exige o uso de pneus com índice de carga máxima maior do que 47. Isto porque o índice 47 indica carga máxima de 175 kg para cada pneu e a somatória do peso da moto mais o peso de Carlos resultaria em uma carga total de cerca de 172 kg para cada pneu. No entanto, pneus de motos esportivas como esta geralmente são vendidos com especificações mais elevadas (ex. 75W) por questões de segurança.


Referências


Escola do Mecânico (2022): Apostila do curso profissionalizante de mecânica de motocicleta. Escola do Mecânico, Bragança Paulista, Brasil. [Link]


Michelin (2022): Pneus radiais ou diagonais? Disponível em: < https://www.michelin.com.br/motorbike/dicas-e-conselhos/dicas-para-moto/radial-ou-polarizacao> Acesso em: 22/10/2022.


Suziki (2022): Hayabusa. Disponível em: <https://suzukimotos.com.br/nova-hayabusa/>. Acesso em: 22/10/2022.


Zimmerman, M. (2016): The essential guide to motorcycle maintenance: Tips & techniques to keep your motorcycle in top condition. Motorbooks, Minneapolis, EUA. [Link]


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Cadastre-se e fique ligado!

Obrigado por se inscrever!

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page