top of page
Buscar

Carburadores

  • Foto do escritor: Bruno  Ferreto Fiorillo
    Bruno Ferreto Fiorillo
  • 31 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de nov. de 2022

A peça que dá o ponta pé inicial na mágica da combustão.

ree

Funções

O significado mais direto da palavra "carburar" é "misturar uma substância inflamável ao ar". É exatamente essa a função do carburador, ele realiza a mistura de ar e combustível antes que seja despejado no cilindro para que a combustão interna do motor ocorra.


Funcionamento


O canal de entrada de combustível, o leva diretamente à cuba do carburador (Figura 1). Lá ele é barrado por uma agulha, controlada pela bóia do carburador (agulha da bóia). Enquanto a cuba encontra-se vazia e portanto não está sendo alimentado pelo tanque de combustível, a bóia inclina-se para baixo e sua agulha libera a passagem de combustível. Se a cuba estiver cheia, a bóia sobe e a agulha fecha a passagem de combustível.


ree
Figura 1. Região inferior do carburador (interior da cuba). 1: giclê de marcha lenta; 2: parafuso de mistura; 3: tubo de mistura e giclê principal; 4: canal de entrada de combustível; 5: sede.

Quando o cabo do acelerador movimenta a polia localizada na parte superior do carburador (Figura 2), o pistonete é puxado para cima e isso cria um vácuo no interior da venturi. O vácuo gerado faz com que o combustível armazenado na cuba seja borrifado no cilindro do motor via coletor. A entrada do ar, localizada na porção posterior do carburador, encontra-se geralmente aberta para que o vácuo responsável por borrifar combustível no cilindro seja gerado. No entanto, ele pode ser fechado por uma válvula conhecida como afogador ou borboleta. Isso favorece menor entrada de ar e maior entrada de combustível.

ree
Figura 2. Componentes do carburador de uma XR 200. 1: cuba; 2: placa de fixação; 3: pistonete; 4: agulha do pistonete; 5: polia do cabo do acelerador; 6: parafuso de mistura; 7: giclê de marcha lenta; 8: tubo de mistura e giclê principal; 9: braço de conexão; 10: venturi; 11: coletor; 12: entrada de ar e afogador/borboleta.

A regulagem do carburador é feita basicamente através dos giclês e parafuso de mistura (Figura 1). O giclê de marcha lenta, como o próprio nome diz, controla a alimentação do motor em baixa rpm (rotações por minuto). Ele é encontrado dentro da cuba e é regulado pelo parafuso de mistura, que encontra-se externamente à cuba e pode ser apertado (menos combustível é adicionado à mistura, menos rica) ou afrouxado (mais combustível é adicionado à mistura, mais rica). O mesmo vale para o giclê principal ou giglê de "alta", que encontra-se junto ao tubo de mistura (também chamado de flauta ou caneta pulverizadora) e controla a alimentação do motor em alta rpm. A alimentação do motor em média rpm é controlada pela trava que está localizada na "cabeça" da agulha do pistonete (Figura 3). Quanto mais baixa estiver a trava (fissuras inferiores), mais alta ficará a agulha e mais combustível será liberado para combustão. Isso acontece porque a agulha apresenta formato cônico (região superior mais larga do que a inferior) e quanto mais alta estiver a agulha, menor será a obstrução da passagem de combustível contido na cuba.

ree
Figura 3. Pistonete do carburador de XR 200.

Na oficina


Encontramos um carburador de XR 200 em quase perfeitas condições na oficina. Veja a montagem de seus no vídeo do Mechaniclapse.



Referências


Zimmerman, M. (2016): The essential guide to motorcycle maintenance: Tips & techniques to keep your motorcycle in top condition. Motorbooks, Minneapolis, EUA. [Link]


 
 
 

Comments


Cadastre-se e fique ligado!

Obrigado por se inscrever!

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page